ENTENDA AS DSTs
Postado em 3 de Abril

Fevereiro chegou ao fim e muita gente aproveitou a volta do carnaval.
Viagens, alegria, festas e naturalmente um aumento na atividade sexual de casados e principalmente dos solteiros.

Neste período, as relações sexuais, frequentemente com parcerias desconhecidas e após episódios de uso de álcool, podem ser mais arriscadas se as medidas de proteção não forem tomadas.
Por este motivo trago aqui algumas dicas e informações sobre DSTs para você se manter protegido o ano inteiro!

Entendendo as DSTs:
As doenças sexualmente transmissíveis são um grupo de doenças que tem como principal fonte de transmissão a atividade sexual. As suas formas de apresentação podem ser extremamente variadas como descrito a seguir:

· Corrimento uretral (saída de secreção pela uretra)
- Gonorreia
- Clamídia
- Trychomonas
- Outras bactérias

· Infecção de glândulas acessórias masculinas
- Orquiepididimite
- Prostatite

· Úlceras genitais (feridas na glande e no corpo do pênis)
- Sífilis
- Herpes
- Linfogranuloma venéreo
- Donovanose

· Verrugas genitais
- HPV

· Doenças virais:
- Hepatite B
- Hepatite C
- HIV
- Zika virus

· Parasitas
- Phtirius púbis (o famoso ‘’chato’’)
- Escabiose (Sarna)

Como se prevenir?
· Use sempre camisinha!
Por mais comum que seja esta informação vale lembrar. A camisinha é o melhor método de prevenção contra DSTs
· (Tente) manter relações com pessoas conhecidas e (tente) diminuir o número de parceiros sexuais. Lembre-se, qualidade é mais importante que quantidade.
· Vacinas em dia! Algumas DSTs como as hepatites e a verrugas virais por HPV tem vacinas disponíveis. Cheque sempre se sua imunização está em dia
· Algumas pessoas consideradas de maior risco para infecção pelo vírus do HIV são elegíveis para PrEP – um tratamento profilático que diminui a chance de infecção.

Os principais grupos são
§ Homens que fazem sexo com homens
§ Casais soro discordantes
§ Trabalhadores que trabalham com sexo.
§ Sexo sem camisinha frequente
§ DSTs frequentes
· Tratamento. Caso perceba que algo não está bem, procure um urologista para realizar seu tratamento, para que possamos interromper a corrente de transmissão.
· Tenha exames em dia. Consulte regularmente seu urologista e mantenha seus exames em dia para que doenças possam ser diagnosticadas e tratadas!
Repasse esta mensagem a todos que você acredita que pode ajudar!