Reposição de Testosterona
Postado em 3 de Abril
Com início do ano e o planejamento de metas, é comum que muitos homens decidam dedicar-se a saúde. Neste momento de busca por jovialidade, vigor físico e performance, muitos procuram profissionais da saúde de diversas áreas com dúvidas sobre testosterona e reposição hormonal. Por este motivo trago hoje aqui o que temos de mais atual sobre o assunto, embasado sempre na medicina baseada em evidências.
 

BAIXA TESTOSTERONA

Homens a partir dos 40 anos podem ter uma leve e gradual queda da testosterona. Em algumas pessoas, esta diminuição pode não ser percebida do ponto de vista clínico, ou seja, embora haja queda nos exames, a pessoa continua realizando todas as atividades normais sem NENHUMA diferença. Outros homens, no entanto, podem experimentar a aparição de sintomas relacionados a este decréscimo como queda do humor, vitalidade, fadiga, dificuldade para realizar atividades físicas ou caminhar longas distâncias, diminuição da libido, disfunção erétil e diminuição das ereções matinais.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA TESTOSTERONA?

  • Percepção de disposição e vitalidade

  • Melhora do humor e de sintomas de depressão leves

  • Aumento de massa magra

  • Diminuição de gordura e circunferência abdominal

  • Aumento de libido, frequência e satisfação sexual

  • Aumento da densidade óssea

 

QUEM DEVE REPOR TESTOSTERONA?
Os consensos nacionais e internacionais são claros em relação a indicação:
· Só Homens com hipogonadismo, ou seja, baixa testosterona devem receber testosterona! O uso em pacientes com testosterona normal, além de não melhorar os sintomas pode levar a níveis suprafisiológicos que podem ser danosos!

COMO AUMENTAR A TESTOSTERONA DE FORMA NATURAL?

  • Perda de peso e de gordura periférica

  • Alimentação saudável

  • Exercício físico

  • Remoção de fatores que podem piorar a testosterona, como uso de medicações.

 

Atenção especial:

Embora hoje muito se fale sobre reposição de testosterona em programas de Tv e mídias sociais, o seu uso deve ser bem indicado. A mesma medicação que pode ajudar, pode também ser danosa caso mal utilizada. O seu uso não é isento de riscos. Muitas pessoas podem ter contraindicações que devem ser cuidadosamente analisadas pelo médico prescritor.

Neste início de ano, vamos aproveitar para definirmos nossas metas de saúde para 2023! Mantenha-se em dia com alimentação saudável, exercícios físicos e visitas regulares ao seu urologista!
Contém sempre comigo e com a minha equipe para cuidar da sua saúde! Nos vemos este ano!

 

Referências:
1) EAU Guidelines. Edn. presented at the EAU Annual Congress Amsterdam 2022. ISBN 978-94-92671-16-5.
2) Mulhall JP, Trost LW, Brannigan RE et al: Evaluation and management of testosterone deficiency: AUA guideline. J Urol 2018; 200: 423.